Programação

Dia 19/9/2013

Hora

Atividade

Local

9h-15h

Credenciamento

Hall do Centro de Educação da UFPE

16h

Cerimônia de descerramento da Escultura de Paulo Freire no campus da UFPE

Em frente ao Colégio de Aplicação

17h

Atividade Cultural – Exposição sobre Paulo Freire

Teatro Boa Vista

Rua Dom Bosco, 551- Centro
RecifePE

17h:30

Apresentação musical – Itamar Nunes (UFPB) e Flávio Brayner (UFPE)

18h:30

Sessão de Abertura do Colóquio

19h:30

Conferência: Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire

Conferencista: Prof. Dr. Alder Júlio Ferreira Calado (UFPB e Movimentos Sociais)

20h:30

Atividade Cultural – Espetáculo “Sobre Sonhos e Esperança”- Cia. Arte Tangível

Dia 20/9/2013

8h-8h:30

Atividade Cultural: Instalação Paulo Freire em Labirinto

Galeria Capibaribe CAC- UFPE

8h:30-12h:45

Mesas de Diálogo

CE – CCSA – CFCH – ADUFEPE

14h-18h

Círculos de Cultura

CE – CCSA – CFCH – CAC – ADUFEPE

18h:30

Atividade Cultural – Solo musical com Aglaia Costa

Ágora (Local da futura sede do Centro Paulo Freire)

19h

Lançamento de livros

Dia 21/9/2013

8h-12h:30

Comunicações Orais

CA – CE – CCSA – CFCH – ADUFEPE

14h

Mesa de memórias em Homenagem a Paulo Rosas

Expositores: Osmar Fávero (UFRJ) e Jorge Siqueira (UFPE)

Mediador: Luciano Siqueira (Prefeitura da Cidade do Recife)

Auditório do CCSA

15h

Mesa de Memórias “A Experiência de Paulo Freire em Angicos” – Eliete Santiago (UFPE) – Tereza Leitão – (ALEPE) Mediador: Agostinho Rosas (CPFreire-UPE)

16h

Aula Inaugural Pedagogia Paulo Freire – Cátedra Paulo Freire- UFPE

17h

Encerramento – Palavras de Agradecimento: Agostinho da Silva Rosas (CPFreire)

Atividade Cultural

Dia 20/9/2013 – MESAS DE DIÁLOGO – 8h:30-10h:30

Tema

Expositores

Mediador

Local

  1. Educação como Prática da Liberdade e Movimentos Sociais na América Latina

Luis Eduardo Maldonado Espítia

José Francisco de Melo Neto

José Batista Neto

Auditório CE (1º and)

  1. Formação e Movimentos Sociais

José Mauro da Silva

Gomercindo Ghiggi

Alexandre Magno

Maria Erivalda S. Torres

Anfiteatro CE (térreo)

  1. Educação como Prática da liberdade e Desafios Planetários

Luiza Cortesão

Sandra Borba

Maria Eliete Santiago

Auditório CFCH

  1. Educação como Prática da Liberdade e Conhecimento Emancipatório

Carlos Brandão

Osmar Fávero

Célia Rodrigues Costa Pereira

Auditório CCSA

  1. Educação como Prática da Liberdade: contribuição de Paulo Freire na Educação Brasileira

Ana Maria Saul

Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Marília Gabriela Guedes Menezes

Anfiteatro do CCSA

  1. A Presença de Paulo Freire na América Latina

Gildemarks Costa e Silva

André Gustavo Ferreira

Flávio Brayner

ADUFEPE

  1. O círculo de cultura como dispositivo de pesquisa e intervenção educacional

Margarita Victoria Gomez

Rafael Ávila Penagos

Margarete Sampaio

Sala 1 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

  1. Caminhos percorridos pelo programa de educação popular e saúde da UFPB: construindo coletivamente novas possibilidades de ações

Susane Carlene Cardoso da Silva

Andreia Marinho Barbosa

Andreia Marinho Barbosa

Sala 3 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

  1. Situações limites e os Inéditos Viáveis na Educação Prisional de Jovens e Adultos

Juraci Antonio de Oliveira

Agostinho da Silva Rosas

Nelino Azevedo

Sala 4 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

  1. As jornadas pedagógicas dos círculos de educação e cultura do programa mãe coruja pernambucana/ Brasil: um olhar sobre a identidade cultural.

Claudia Mendes de Abreu

Elza Souza Carneiro Leão

Claudia Mendes de Abreu

Sala 5 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

  1. O discurso do fórum EJA/PB sobre a formação do educador de jovens e adultos

Erenildo João Carlos

Antonis Pereira da Silva

Rita de Cássia Pereira da Silva

Erenildo João Carlos

Sala 6 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

  1. Programa ler, entender e fazer: uma práxis freireana de dialogicidade?

Camila Marques Silva

Karla Alexandra D. Freitas Estrela

Karla Maria Melo Spinelli

Camila Marques Silva

Sala 7 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

  1. Linguagem, palavra, consciência e diálogo: pilares para a educação como ato-limite

Edite Marques de Moura

Eliana Matos

Eliana Matos

Sala 8 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

Dia 20/9/2013 – MESAS DE DIÁLOGO – 8h:30-10h:30

  1. A organização das escolas localizadas nas áreas rurais do sistema de ensino do município de Caruaru: focando as escolas nucleadas e os níveis de ensino

Filipe Gervásio Pinto da Silva

Jéssica Lucilla Monteiro da Silva

Filipe Gervásio Pinto Silva

Sala 9 CE (térreo)

(2º corredor à esq.)

  1. Análise dos componentes no processo de alfabetização e estudo da inclusão social a partir do letramento na Educação de Jovens e Adultos Fase I na perspectiva campesina

André Neres Lima

Emanuella Rachel da Silva Santos

André Neres Lima

Sala 10 CE-PG (térreo)

  1. Processos emancipatórios junto a adolescentes em conflito com a lei

Mariana Vanini Hennemann

Marilene Alves Lemes

Marilene Alves Lemes

Sala 11 CE-PG (térreo)

  1. Relações de poder: política pública em direitos humanos

Vera Lúcia Braga de Moura

Evanilson Alves de Sá

Marta Virginia Santos de Lima

Walfrido Nunes de Menezes

Walfrido Nunes Menezes

Sala 12 CE-PG (térreo)

  1. Educação como Prática da Liberdade: direito de todos

Maria José de Matos Luna

Rita de Cássia Cavalcante Porto

José Paulino Filho

Sala 13 CE (Bloco novo 1º and.)

  1. Viva a experiência de Angicos: Paulo Freire e a educação popular um ensaio sobre a vitória dos vencidos

Magna Vieira de Sousa

Admário Luiz de Almeida

Mirian Patrícia Burgos

Sala 14 CE (Bloco novo 1º and.)

  1. Da teoria dos fragmentos à pedagogia das marchas: reencontrando Freire na educação popular.

Gomercindo Ghiggi

Michelle Rodrigues Nóbrega

Anair Silva Lins e Mello

Sala 15 CE (Bloco novo 1º and.)

CA COLÉGIO DE APLICAÇÃO

CE CENTRO DE EDUCAÇÃO

CCSA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CFCH CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CE – PG CENTRO DE EDUCAÇÃO – PÓS-GRADUAÇÃO

 

Dia 20/9/2013 – MESAS DE DIÁLOGO – 10h:45-12h:45

Tema

Expositores

Mediador

Local

  1. Educação, Ecologia e Sustentabilidade

Antonio Balduino Andreola

Monica Folena

Targélia Albuquerque

Anfiteatro CE (térreo)

  1. Cátedras como espaços de formação, produção e socialização do conhecimento

José Batista Neto

Ana Maria Saul

Eliete Santiago

Eliete Santiago

Auditório CE (1º and)

  1. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação nos fóruns de EJA-PE

Maria Erivalda dos Santos Torres

Joseane Ana Bezerra Duarte

Rubenísio da Silva Medeiros

Auditório CFCH

  1. Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Educação como Prática da Liberdade

Luis Joaquim Alcoforado

Mariano Isla

André Gustavo Ferreira da Silva

Auditório CCSA

  1. Diálogos possíveis entre educação e arte: influências do pensamento freireano na arte/educação brasileira

Everson Melquiades Araújo Silva

Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo

Luciene Silva dos Santos

Clarissa Martins de Araújo

Anfiteatro do CCSA

  1. Bibliotecas comunitárias: experiências a partir do ideário freireano

Genézio Lima de Mesquita

Gabriel Santana

Lucia Maria Caraúbas

Auditório da ADUFEPE

  1. Educação que impõe versus educação como prática da liberdade: reflexão a partir do ensino das linguagens artístico-estéticas

Beatriz de Barros de Melo e Silva

Maria das Graças Vital Melo

Marcus Flávio da Silva

Sala 1 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. Diálogos em Paulo Freire e educação popular: relato de experiência no Lefreire

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira

Francisca Natália da Silva

Sonally Albino da Silva Bezerra

Francisca Natália da Silva

Sala 2 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. A educação como complexo ideológico transformador: da ação teórica à ação objetiva

Renalvo Cavalcante Silva

Edvaldo Albuquerque dos Santos

Renalvo Cavalcante Silva

Sala 3 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. Um olhar etnográfico das práticas educativas populares em segurança alimentar e nutricional dos povos do campo

Janaina Santana Costa

Magna Vieira de Sousa

Janaina Santana Costa

Sala 4 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. Currículo, linguagem e docência: apontamentos do pensamento freireano e bakhtiniano

Benedito Gonçalves Eugênio

Ester Maria de Figueiredo Souza

José Jackson Reis dos Santos

Benedito G. Eugênio

Sala 5 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. A contribuição dos saberes da experiência e da docência no campo da prática pedagógica escolar da educação de jovens e adultos: pressupostos de uma teoria francisfreireana

Maria de Fátima Mendonça Holmes

Leopoldo Oscar Briones Salazar

Maria Helena Costa Carvalho

Sala 6 CE (térreo 2º corredor à esq.)

Dia 20/9/2013 – MESAS DE DIÁLOGO – 10:45h-12:45h

  1. Noites culturais da EJA em Guanambi: uma prática educativa de cultura popular?

Maria de Fátima Pereira Carvalho

Carmem Lúcia Eiterer

Grace Itana Cruz de Oliveira

Carmem Lúcia Eiterer

Sala 7 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. A contribuição da pedagogia freireana no redesenho da política de educação de jovens e adultos no Rio Grande do Norte

Rita Diana de Freitas Gurgel

Éder Jofre Marinho Araújo

Éder Jofre Marinho Araújo

Sala 8 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. A teoria da ação dialógica no novo cenário da democracia brasileira

Alexsandro Medeiros

Edilson Albarado

Edilson Albarado

Sala 9 CE (térreo 2º corredor à esq.)

  1. Direitos humanos e movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL): impedindo desmemórias e desconstruindo violações de direitos

Maria das Graças da Cruz Barbosa

Luciana Martins Teixeira dos Santos

Maria Elizete Guimarães Carvalho

Maria Elizete Guimarães Carvalho

Sala 10 CE-PG (térreo)

  1. Práticas pedagógicas na dimensão dos direitos humanos

Sergio Trombeta

Hedi Maria Luft

Tereza Luiza França

Sala 11 CE-PG (térreo)

  1. A crise da legitimidade do papel social da universidade: notas de diálogo do grupo de estudos e leituras de Paulo Freire –GELPF

Admário Luiz de Almeida

Janaina Santana da Costa

Admário Luiz de Almeida

Sala 12 CE-PG (térreo)

  1. A denúncia do racismo na nossa sociedade e o anúncio de práticas de resistência que almejam a superação da denúncia

Josiane Beloni da Cruz

Kátia Aparecida Poluca Proença

Neiva Afonso Oliveira

Josiane Beloni da Cruz

Sala 13 CE (Bloco novo 1º and)

  1. Diálogo entre supervisora e acadêmica: um entrelaçamento de saberes através da experiência no PIBID

Marilena Iara Dias

Paula Braga Medeiros

Marilena Iara Dias

Sala 14 CE (Bloco novo 1º and)

  1. A agenda territorial de alfabetização e EJA: um olhar para a educação como processo de libertação

Mirian Patrícia Burgos

Anair Silva Lins e Mello

Márcia Regina Barbosa

Anair Silva Lins e Mello

Sala 15 CE (Bloco novo 1º and)

14h-18h

Círculos de Cultura (Ver documento específico)

CE – CCSA – CFCH – CAC – ADUFEPE

 

CE CENTRO DE EDUCAÇÃO

CCSA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CFCH CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CAC CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO

ADUFEPE ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UFPE – AUDITÓRIO

 

Dia 21/9/2013 – Sessões de Comunicação Oral – 8h-10h

Tema (Eixo 1 Educação e Cultura)

Autores

Local/ Mediador

  1. Deficiência visual: uma abordagem sobre a perspectiva freireana na sociedade brasileira

Valéria Medeiros Pires

  1. Sala 1 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

Andréa Giordanna A. Silva

  1. Bakhtin e Freire: diálogos possíveis

Robson Santos de Oliveira

  1. Educação através dos meios: uma questão de vivência

Suara Macedo dos Santos

  1. “O gaúcho” e o “vaqueiro” nas fichas de cultura do sistema Paulo Freire: símbolos de brasilidade

Elisa Motta Moreira de Souza

  1. Sala 2 CE (térreo)

       2º corredor à esquerda

       Claudilene Silva

  1. Fundamentos epistemológicos da pedagogia do oprimido

João Alberto Wohlfart

  1. Produção de desenhos animados surdos como um tipo de “círculo de cultura surda”

Domingos Sávio Coelho

  1. Jogos matemáticos, educação e cidadania: convergência entre as ideias de Paulo Freire sobre educação e os jogos na educação matemática

Josinalva Estacio Menezes

  1. Auditório do CFCH

       Dayse Cabral de Moura

  1. Opressão cultural na escola: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire

Sandro de Castro Pitano

Rosa Elena Noal

  1. A codificação e a decodificação de situações-limite como recurso pedagógico para problematização da relação entre educação e cultura: atualidade do pensamento de Paulo Freire

Claudete Robalos da Cruz

  1. Educação e cultura no espaço da sala de aula: um lugar para auscultas/escutas e significados

Anair Silva Lins Mello

Paulo Felipe Pascoal Perruci

  1. Sala 3 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

       Anair Silva Lins Mello

  1. A epistemologia e filosofia freireana como interface para análise cognitiva telematicamente mediada

Kathia Marise Borges Sales

Dante Augusto Galeffi

  1. Exercícios bioenergéticos no processo de ensino aprendizagem em educação física escolar: estratégia para prática da liberdade a partir do corpo

Diane Ferraz Lopes da Rocha

  1. Círculo de cultura: possibilidades da pedagogia da virtualidade.

Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo

  1. Anfiteatro do CE

       Evanilson Alves Sá

  1. Cultura, liberdade e ação docente: diálogo com Paulo Freire

Cícero Agostinho Vieira

Ângela Cristina Alves Albino

  1. Reflexões sobre o ensino da linguagem teatral no contexto da Universidade Aberta da Terceira Idade – UNATI/UFPE

Maria das Graças Vital de Melo

Tema (Eixo 1 Educação e Cultura)

Autores

Local/ Mediador

  1. O lugar da criatividade no ensino da linguagem visual ou como o livro educação como prática da liberdade proporcionou inquietações e um (re) pensar/ressignificar a relação entre a criatividade e o ensino da linguagem visual

Beatriz de Barros de Melo e Silva

  1. Sala 4 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

       Beatriz de Barros Melo e Silva

  1. Docência e educação profissional técnica de nível médio

Benicio Backes

Sérgio Trombetta

  1. Paulo Freire entre os movimentos de cultura popular: projetos e propostas coletivas de uma educação libertadora

Bruno Botelho Costa

  1. Língua, cultura e educação em uma perspectiva crítico-discursiva

Ana Cristina M. Hazin Palhares

  1. Sala 5 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

       Inez Almeida

  1. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: reflexões em defesa do diálogo disciplinar na educação

Sheila de Fátima Mangoli Rocha

João Henrique Mello Vieira Rocha

  1. Formação tecnológica em ambiente virtual de aprendizagem: remodela cultura e identidade de jovem aprendiz em tecnologia da informação

Zoraia da Silva Assunção

Maria das Graças P. Coelho Sousa

  1. Narrativas das marisqueiras de Passe/Candeias: expressão do feminino no discurso silenciado.

Uilma Rodrigues de Matos

Claudia Rozo Sandova

Regina Lúcia Portela

  1. Sala 6 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

       Kátia Cunha

  1. Uma proposta de educação popular em saúde sobre hanseníase entre escolares

Andréa Freitas de Lima

Estela Maria L. Meirelles Monteiro

  1. Construindo novos saberes e quebrando estigmas da hanseníase entre acadêmicos de enfermagem mediante círculos de cultura

Andréa Freitas de Lima

Estela Maria L. Meirelles Monteiro

  1. Los caminos de una educación inclusiva: principios freirianos en las prácticas socio–pedagógicas de la asociación Tarpurisunchis en la ciudad de Abancay – Perú.

Saira Esperanza Vargas Sánchez

Eduardo Gomes Onofre

  1. Sala 7 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

       Max Rodolfo

  1. A contribuição do teatro para a educação popular nos CEUS: um olhar sobre o programa “Recreio nas férias” no município de São Paulo (2001-2004)

Fernanda Quatorze Voltas

  1. A cultura visual na escola e os processos mediadores do design na perspectiva freireana

Rosileide Guedes S de Farias

Elizabelle Pereira Costa

  1. A prova de lançamento do disco e o ensino da física: uma problematização baseada em Paulo Freire

Marcelo Santana de Farias

  1. Auditório do CE (1º and)

        Lúcia Maria Caraúbas

  1. Duas mulheres da zona rural e seus mundos: uma discussão a partir de Paulo Freire

Darlene Rosa da Silva

Dirlei de Azambuja Pereira

  1. O desafio de narrar a biografia de Paulo Freire para crianças e jovens: o livro “Paulinho, o menino que escreveu uma nova história

Mere Abramowicz

Tema (Eixo 2 Educação Popular e Movimentos Sociais)

Autores

Local/ Mediador

  1. Participação e educação popular na formação universitária: diálogos da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP)

Luciana Maria Pereira de Sousa

  1. Sala 8 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

       Maria Kélia da Silva

  1. Perspectiva da educação popular no projeto ser-tão

Maria Kélia da Silva

Maria de Fátima da Silva Melo

Williany Tavares dos Santos

  1. A escola como espaço social para prática pedagógica da economia solidária entrelaçada pela educação popular

Jociano Coêlho de Souza

  1. Conversa de mulher! Diálogos entre mulheres trabalhadoras rurais de Pernambuco sobre educação, violência e cidadania

Allene Carvalho Lage

  1. Sala 9 CE (térreo)

2º corredor à esquerda

       Maria da Conceição Neves Silva

  1. Paulo Freire no SESI: uma década marcada por reencontros, experiências vividas e construção de novos conhecimentos

Maria da Conceição Neves Silva

Maria Margarete S. Carvalho

  1. Educação popular: a prática educativa e os mecanismos utilizados para o fortalecimento da cidadania de crianças em situação de trabalho no município de Brejo da Madre de Deus – Pe

Jéssica Rochelly da Silva Ramos

Allene Carvalho Lage

  1. Um olhar fenomenológico-existencial sobre a extensão popular

Alanna Filgueiras Gonçalves de Farias

  1. Sala 10 CE–PG (térreo)

       Fábio Accardo de Freitas

  1. Educação popular e educação infantil: uma possível aproximação através das cirandas infantis do MST

Fábio Accardo de Freitas

  1. Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação

Luciane A. de Araújo Freitas

André Luís C. de Freitas

  1. A prática da leitura de Paulo Freire – contribuindo para reflexão nas ciências exatas e humanas

Adriano Cavalcanti da Silva

Allan Phablo de Queiroz

  1. Sala 11 CE-PG (térreo)

       Paulo Felipe Paschoal Perruci

  1. Diálogo entre a educação popular e a pedagogia do movimento social feminista

Carmen Silvia Maria da Silva

  1. Desbravando a epifania da infância em suas cores vibrantes: quando práticas educativas resgatam o direito de ser

July Rianna de Melo

Monique Maria Batista de Oliveira

  1. PEPASF: interfaces no processo de construção da autonomia na comunidade Maria de Nazaré João Pessoa – Paraíba

Tatiana Maia Tavares

Julyana de Lira Fernandes

  1. Sala 12 CE-PG (térreo)

       Rubenilda Rosinha  Barbosa

  1. O processo de conscientização na articulação social da juventude: da análise da realidade à ação transformadora

José Fabiano Oliveira dos Santos

Fábio Delano Vidal Carneiro

  1. A formação de educadores populares freireanos: práticas de pesquisa-extensão universitárias

Margarida Maria A. Rodrigues

Tema (Eixo 2 – Educação Popular e Movimentos Sociais)

Autores

Local/ Mediador

  1. Educação popular, cultura e libertação: educação e política nos movimentos sociais a partir da experiência de Paulo Freire entre 1960 e 1964

Taís Araújo

  1. Anfiteatro do CCSA

       Roseana Cavalcanti da Cunha

  1. Os desafios da educação em direitos humanos com as comunidades tradicionais quilombolas

Heloísa Marinho

  1. Educação popular e educação de adultos: itinerários e singularidades, sinais e indícios nas 40 horas de Angicos/RN

Silvania Lúcia de Araújo Silva

Luiz Gonzaga Gonçalves

  1. Pastoral da criança: educação solidária para a cidadania

Maria Raniela de Aguiar

Allene Carvalho Lage

  1. Sala 13 CE (Bloco novo 1º and) Silvana Lúcia da Silva Lima

  1. Um olhar acerca das práticas educativas da articulação no semiárido brasileiro e a pedagogia dos movimentos

Eugênia da Silva Pereira

Silvana Lúcia da Silva Lima

  1. Aprendizes de autonomia

Marilene Alves Lemes

Levi Nauter de Mira

  1. Sala 14 CE (Bloco novo 1º and)

       Levi Nauter de Mira

  1. A (re) afirmação da(s) identidade(s) nordestina(s) na literatura oral: poesia matuta em Jessier Quirino

Silvana Neves do Nascimento

  1. As manifestações no Brasil: o ato-limite pela ausência de perspectivas sociais para a juventude brasileira?

Marlene Fernandes Ribeiro

  1. Da esperança à liberdade: tecendo encontros com a educação freireana

Emerson Augusto de Medeiros

Priscila Kaline L. Nascimento Costa

Hostina Maria do Nascimento

  1. Sala 15 CE (Bloco novo 1º and)

       Hostina Maria do    Nascimento

  1. Movimentos de educação popular em Pernambuco: A efervescência da década de 1960

Alessandra Maria dos Santos

  1. Paulo Freire no período de 1958-1964

Laudyslaine Natali Silvestre de Moura

  1. Assentamentos: convite dialógico à educação ambiental

Aíla Maria Alves Cordeiro Arrais

  1. Sala 16 CE (Bloco novo 1º and)

       Filipe Gervásio Pinto da     Silva

  1. A organização das escolas do campo do município de Caruaru – em foco a multisseriação

Jéssica Lucilla Monteiro da Silva

Filipe Gervásio Pinto da Silva

  1. O projeto saberes da terra na perspectiva da educação popular Paulo Freireana

Ramiro Teixeira da Silva Júnior

Tema (Eixo 2 – Educação Popular e Movimentos Sociais)

Autores

Local/ Mediador

  1. A educação jurídica popular na desconstrução do paradigma da propriedade privada: invasão ou ocupação?

Breno Marques de Mello

Ana Karenina Ribeiro de Almeida

  1. Sala 17 CE (Bloco novo 1º and)

       Ana Karenina Ribeiro de Almeida

  1. Educação popular e movimentos sociais: a incorporação e externalização da pedagogia freireana

Paulo Roberto Palhano Silva

  1. Paulo Freire e Antonio Gramsci: aproximações

Pedro Claesen Dutra Silva

Cleiton Leite Barbosa

  1. Sala 18 CE (Bloco novo 1º and)

       Cleiton Leite Barbosa

  1. Fluência do pensamento de Paulo Freire para o serviço social do nordeste brasileiro – 1950 a 1963

Valéria Costa Aldeci de Oliveira

  1. A formação do/a professor/a e a questão da inclusão no ensino superior à luz de Paulo Freire

Ana Claudia Alexandre da Silva

Ernani Ribeiro

Targélia de Souza Albuquerque

 

Tema (Eixo 3 – Educação de Jovens e Adultos e Educação no Campo)

Autores

Local/ Mediador

  1. Círculo de educação e cultura: a vivência dos princípios da educação libertadora para os jovens e adultos na Secretaria de Educação de Pernambuco nos anos de 1980 e 1990

Marília Gabriela Menezes Guedes

Eliete Santiago

  1. Auditório do CCSA

Bloco BE

       Eliete Santiago

  1. Educação rural no município de Camalaú/PB na década de 1970: espaço, sujeitos e práticas educativas

Maria da Penha da Silva

  1. A(s) finalidade(s) da educação: uma reflexão sobre a educação destinada à juventude rural e aos povos do campo

Priscila Teixeira da Silva

  1. Dialogicidade na escola Família Agrícola Dom Fragoso: experiência no Ceará

Regina Coele Queiroz Fraga

  1. Sala 19 CE (Bloco novo 1º and)

        Maria da Conceição C. Aguiar

  1. A prática da leitura literária e o letramento na escola do campo

Luis Carlos Paulino da Silva

  1. Um olhar sobre o processo de ressocialização do sujeito discente do programa de integração da educação básica com a educação profissional técnica na modalidade de educação de jovens e adultos – PROEJA

Norma de Morais Leal

Maria da Conceição C. Aguiar

  1. Políticas públicas humanizadoras para alunos trabalhadores

Hedi Maria Luft

  1. Sala 1 CA (térreo)

       Shirley Cristina Lacerda Malta

  1. Perfis e percursos escolares de educadores/as do campo de Pernambuco: uma análise a partir de suas experiências

Jéssica Maria Lemos

Allene Carvalho Lage

  1. Educação de jovens e adultos: quem são os sujeitos que fazem parte desta modalidade de ensino?

Marcia Aurelia Nazário

Shirley Cristina Lacerda Malta

  1. Um olhar sobre a inclusão de deficientes na educação de jovens e adultos – EJA

Sandra Cristina Morais Souza

  1. Sala 2 CA (térreo)

Elizabete Carlos do Vale

  1. Emancipação social e educação de jovens e adultos – EJA: uma reflexão a partir dos postulados de Paulo Freire e Boaventura Santos

Elizabete Carlos do Vale

  1. Diagnóstico de um centro de estudos supletivos na cidade do Rio de Janeiro: avaliando qualidade de ensino em uma perspectiva freireana

Luciana Bandeira Barcelos

  1. A inserção da proposta pedagógica de Freire no âmbito das políticas educacionais: uma contribuição para a educação de jovens e adultos

Franciele Fátima Marques

  1. Sala 3 CA (1º and)

       Maria Joselma Nascimento Franco

  1. Educação de jovens e adultos: uma possibilidade para a emancipação social

Alcione Alves da Silva Mainar

Maria Joselma Nascimento Franco

  1. Alfabetização-conscientização na década de 1960: práxis freireana de educadores populares cearenses

Maria das Dores Alves Souza

Eliane Dayse Pontes Furtado

Tema (Eixo 3 – Educação de Jovens e Adultos e Educação no Campo)

Autores

Local/ Mediador

  1. Atividade lúdica de caráter contextualizado no ensino de química numa turma de PROEJA

Alessandra Marcone T. Figueirêdo

Mayzza Márcia Araújo Nascimento

  1. Sala 4 CA (1º and)

       Alessandra Marcone T. Figueirêdo

  1. A educação física na educação de jovens e adultos: conhecendo a realidade da rede municipal de ensino de Belém/PA

Maria da Conceição Santos Costa

  1. Trabalhando o conceito de densidade em turmas de jovens e adultos

Luis Victor dos Santos Lima

Alessandra Marcone T. Figueirêdo

  1. Legado de Paulo Freire à EJA da escola cabana

Alder de Sousa Dias

Ivanilde Apoluceno de Oliveira

  1. Auditório da ADUFEPE

        Ivanilde Apoluceno de Oliveira

  1. Representações sociais de trabalho docente e dialogicidade no curso pedagogia da terra/RN

Deyse Karla Oliveira Martins

  1. Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: relatos de uma experiência

Rogéria Aparecida Garcia

  1. “Vozes” dos jovens das turmas de EJA da periferia do Recife acerca do seu futuro, inclusive profissional

Eliza Solange V. Marques

  1. Sala 5 CA (1º and)

       Mylani Nathalini Dantas Costa

  1. O ensino do letramento e alfabetização de jovens e adultos

Maria Ozineide Dantas Costa

Mylani Nathalini Dantas Costa

  1. A busca do educador pela identidade do sujeito da EJA: pressuposto para uma educação como prática da liberdade

Juliane Bezerra Vieira

Rita de Cássia Cavalcanti Porto

  1. Leitura e escrita na escola: uma releitura das ‘memórias de leitura’ de Paulo Freire

Arlete Vieira da Silva

  1. Sala 6 CA (1º and)

       Marina Graziela Feldmann

  1. A prática pedagógica de um mestre de capoeira na comunidade quilombola de Muquém

Maria Reneude de Sá

Marina Graziela Feldmann

  1. Como o podcast pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da EJA

Maria Gilvaneide dos Santos

Maria Selma Teotônio de Oliveira

  1. Sala 7 CA (1º and)

        Maria Gilvaneide dos  Santos

  1. A formação do educador de jovens e adultos no fórum EJA/PB

Antonio Pereira da Silva

  1. Itinerários de professores da EJA: avaliando a qualidade da educação

Andréa de Andrade Lopes

  1. Aprendizagem e práticas musicais na educação de jovens e adultos: um estudo em uma perspectiva geracional

Maria Guiomar de Carvalho Ribas

  1. Sala 8 CA (1º and)

       Maria Guiomar de Carvalho Ribas

  1. Políticas públicas para a educação do campo: considerações à luz do pensamento freireano

Dalcinete Gomes de Souza

  1. Olhar do homem do campo sobre a educação agrícola na escola rural: dialogando com Paulo Freire

Carlos Alberto Tavares

Maria Betânia N. Cantalice

Sessões de Comunicação Oral –10h:30 – 12h:30

   

Tema (Eixo 4 – Educação e Trabalho)

Autores

Local/ Mediador

  1. O olhar da geração y sobre a efetividade do planejamento didático e das estratégias pedagógicas em cursos técnicos

Fabiana Ferreira Silva

  1. Sala 1 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

       Nádia Pereira Silveira

  1. As relações de poder e opressão na escola pública: uma análise das reproduções deste conflito a partir das obras de Paulo Freire

Nádia Pereira Silveira

  1. Programa de educação e desenvolvimento social: uma proposta de ação da extensão universitária da Universidade Federal de São João del Rei

Maria Lúcia Monteiro Guimarães

Junio Adão Ribeiro Leite

  1. Educação popular, trabalho e gênero: reflexões sobre a atuação do NEP junto ao sindicato das trabalhadoras domésticas

Ana Karenina Ribeiro de Almeida

Breno Marques de Mello

  1. Sala 2 CE (térreo 2º corredor à esquerda)        Jaqueline Galdino Albuquerque

  1. Adolescência e uso de drogas: relato de experiência do pet/pró-saúde

Maria Clarissa Ferreira de Oliveira

Jaqueline Galdino Albuquerque

  1. Mãos à obra: relato de uma experiência pedagógica com jovens e adultos operários da construção civil

Maria Valda Pereira Colares

  1. Encontro de sujeitos, saberes e práticas: a experiência do curso técnico em vigilância em saúde de Cajazeiras/PB

Jeanne Maria Oliveira Mangueira

  1. Sala 3 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

       Munich Ribeiro de Oliveira

  1. Meta-conscientização: alternativas metodológicas no âmbito dos cursos de PROEJA

Gerson Tavares do Carmo

Munich Ribeiro de Oliveira

Alessandra Maria Custódio Silva

  1. O PIBID na formação inicial de professores: incentivo à profissão docente na perspectiva da pedagogia da autonomia

Maysa Antonielle de Farias Morais

Crislainy de Lira Gonçalves

Tema (Eixo 5 – Educação e Sustentabilidade)

Autores

Local/ Mediador

  1. A juventude no semiárido e o desenvolvimento regional sustentável: o caso da Fundação Casa Grande

Maria de Fátima dos Anjos

Verônica Salgueiro do Nascimento

  1. Sala 4 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

       Domingos Arthur F. Petrola

  1. Educação, democracia e sustentabilidade: uma reconsideração da ação da sociedade civil

Manuel Barbosa

  1. Da transição de uma educação ambiental para a ideia de educação para a sustentabilidade

Domingos Arthur Feitosa Petrola

Verônica Salgueiro do Nascimento

  1. A pedagogia de Paulo Freire como saber necessário à prática da sustentabilidade.

Francilda Alcantara Mendes

Cicero Marcelo Bezerra dos Santos

Verônica Salgueiro Nascimento

  1. Sala 5 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

       Francilda Alcantara

       Mendes

  1. Sustentabilidade: construindo conceito e estudando o entorno a partir de confecção de um jornal escolar no município de Maragogi – AL

Gutemberg Lima da Silva

Cybelle Dutra da Silva

  1. Problemas e conflitos ambientais: tendências e desafios da temática no ensino fundamental

Cinthia Mazzone Moreira

  1. Auditório do CCSA

       Patricia Alves Oliveira

  1. Educação ambiental: as práticas sustentáveis como elemento formativo do sujeito ecológico

Patricia Alves Oliveira

Clayton Assis da Silva

  1. Sensibilização para os direitos dos animais: uma experiência de educação ambiental construtivista e suas interfaces com princípios freireanos

Maria Helena Costa Carvalho A. Lima

Rosângela Maria da Silva

Ariene Cristina D. Guimarães Bassoli

  1. Novas trilhas no conhecimento da educação ambiental e biologia: os olhares dos educandos

Monica Lopes Folena de Araújo

Tereza Luiza de França

Maria Marly de Oliveira

  1. Anfiteatro do CE

       Monica Lopes Folena Araújo

  1. A sustentabilidade em Freire dialogando com o movimento CTS e a Alfabetização Científica.

Karla Maria Euzébio da Silva

Zélia Maria Soares Jófili

  1. Por uma educação ambiental libertária, fundamentada no pensamento freireano: práticas no cotidiano escolar para a construção de sociedades sustentáveis

Alfio Mascaro Grosso

José Hildo dos Santos

Mônica Alves Coelho dos Santos

Tema (Eixo 6 – Direitos Humanos e Cultura de Paz)

Autores

Local/ Mediador

  1. Releitura da violência em busca da paz

Izabel Cristina Pereira da Rocha

  1. Sala 6 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

       Germana Alves Menezes

  1. O olhar do professor acerca da exploração do trabalho infantil e da Lei Federal 11.525/2007

Germana Alves de Menezes

  1. Movimento de Educação de Base – RN: direitos humanos e empoderamento dos sujeitos aprendentes (1960 – 1970)

Liz Araújo Lima

Maria das Neves de Medeiros

Marlene Fernandes Ribeiro

  1. Sala 7 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

Paulo Sérgio Gomes Soares

  1. Os direitos humanos e o modelo de educação popular freireano

Paulo Sérgio Gomes Soares

  1. A escolarização dos adolescentes privados de liberdade em Pernambuco: uma leitura dos direitos humanos

Vera Lúcia Braga de Moura

  1. Sala 8 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

Ana Danielly Leite Batista

  1. Direitos humanos na EJA: uma intervenção para o empoderamento de sujeitos educativos

Maria Elizete G. Carvalho

Ana Danielly Leite Batista

Rita de Cássia C. Mamedio

  1. Direitos humanos e Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL): impedindo desmemórias e desconstruindo violações de direitos

Maria das Graças Cruz Barbosa

Luciana Martins Teixeira Santos

Maria Elizete G. Carvalho

  1. Política pública em gênero na educação no contexto dos direitos humanos

Walfrido Nunes de Menezes

Fátima Santos

  1. Sala 3 CA (1º and)

Walfrido Nunes de Menezes

  1. Práticas pedagógicas na dimensão dos direitos humanos

Sergio Trombeta

Hedi Maria Luft

  1. Relações de poder: política pública em direitos humanos

Vera Lúcia Braga de Moura

Evanilson Alves de Sá

Marta Virginia Santos de Lima

Walfrido Nunes de Menezes

Tema (Eixo 7 – Formação Docente e Ensino Superior)

Autores

Local/ Mediador

  1. Estágio curricular supervisionado e a construção dos saberes docentes: dialogando com elaborações freireanas

Ana Maria do Nascimento e                                                                                     Elinalva Alves de Oliveira

  1. Sala 9 CE (térreo 2º corredor à esquerda)

       Neusiana Vieira Fernandes

  1. Do diálogo socrático ao diálogo crítico: reflexão e ação como atitude de conscientização

André Luís C. de Freitas

Luciane A. de Araújo Freitas

  1. Reflexão da práxis nos cursos de formação de professor

Maria Aparecida Rosa de Andrade

Neusiana Vieira Fernandes

Maria das Graças Almeida Baptista

  1. O diário de pesquisa na articulação da universidade com a escola

Ana Lúcia Souza de Freitas

  1. Sala 10 CE-PG (térreo)

       Ana Lúcia Souza de Freitas

  1. Memórias de processos de alfabetização de educadores do campo, em formação, na interface com a educação popular

Eula Regina Lima Nascimento

  1. Formação inicial de professores no curso de pedagogia: um estudo sobre a educação de jovens e adultos (EJA)

Francy Taíssa Nunes Barbosa

Selma Maria Martins Clemente

  1. Formação do professor: concepções e desafios para a inclusão de pessoas surdas

Norma Abreu e Lima Vasconcelos

  1. Sala 11 CE-PG (térreo)

       Ibrantina Guedes Carvalho Lopes

  1. Formação continuada, desenvolvimento profissional dos professores e qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos do PROEJA

Maria Maués Gomes

  1. Oficina de circo: um locus de reflexão sobre a formação e atuação do/a pedagogo/a à luz de Paulo Freire

Ibrantina Guedes Carvalho Lopes

Targélia de Souza Albuquerque

Maria Edjane Paixão

  1. O ensino da física moderna e contemporânea na educação básica e uma provável atuação dos professores como intelectuais transformadores: por uma formação pautada na ação comunicativa habermasiana e na ação dialógica freireana

Maria Amélia Monteiro

  1. Sala 12 CE-PG (térreo)

       Cleiva Aguiar de Lima

  1. Rodas de formação numa instituição de educação profissional: tempos e espaços que reinventam os círculos de cultura

Cleiva Aguiar de Lima

Patrícia Anselmo Zanotta

  1. Interdisciplinaridade: quem dialoga com quem, sujeitos e/ou saberes?

Gilvaneide Ferreira de Oliveira

Maria Lúcia de Oliveira

  1. Os trabalhos com narrativa cinematográfica na formação docente: um caminho didático-metodológico no ensino superior

Alexandre Huady T. Guimarães

Nickolas Marques de Andrade

Valéria Bussola Martins

  1. Auditório do CFCH

       Maria Cândida Sérgio

  1. Formação permanente: instrumento para autonomia docente.

Ângela Ninfa M. Andrade Cabral

Luiz Gomes da Silva Filho

  1. Formação de professores: concepções e práticas no curso de pedagogia

Maria Cândida Sérgio

Tema (Eixo 7 – Formação Docente e Ensino Superior)

Autores

Local/ Mediador

  1. Interdisciplinaridade e formação de professores em educação física: desafios e possibilidades

Lucília da Silva Matos

Maria da Conceição Santos Costa

  1. Sala 13 CE (Bloco novo 1º and)

Marta Maria Almeida Pernambuco

  1. Entrelaçando olhares: quando o GEPEM/UFRN e o LEFREIRE/UERN se encontram em Paulo Freire

Hostina Mª Ferreira Nascimento

Marta Mª Almeida Pernambuco

  1. Diversidade, inclusão e Paulo Freire: discussões e reflexões iniciais na educação

Maria Jessica Danielly de Lima

Mifra Angélica Chaves da Costa

Verônica Yasmim Santiago de Lima

  1. Memórias de professoras identidade e autorias na formação docente: diálogos com Paulo Freire

Maria Betânia N. Cantalice

 

Tema (Eixo 8 – Relações de Gênero e Sexualidade)

Autores

Local/ Mediador

  1. Estratégia de educação em saúde para um grupo de adolescentes do Recife

Karenina Elice Guimarães Carvalho

  1. Sala 14 CE (Bloco novo 1º and)

Débora Michele Sales de Lima

  1. Gênero e sexualidade: (pré) conceitos no ensino superior

Rodrigo Cirino Mendes

Débora Michele Sales de Lima

Anita Leocádia Pereira dos Santos

  1. As mães e as grávidas estudantes no Curso de Ciências Biológicas/CCA/UFPB

Débora Michele Sales de Lima

Rodrigo Cirino Mendes

Anita Leocádia Pereira dos Santos

  1. Educação como prática da liberdade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire

Cleyton Feitosa

Allene Carvalho Lage

  1. Sala 15 CE (Bloco novo 1º and)

Maria do Carmo Gonçalo Santos

  1. Conforto e confronto

Maridinágema Gurgel Praxedes

  1. Pedagogia da diferença e as políticas curriculares para as relações de gênero e de sexualidade no ensino fundamental

Maria do Carmo Gonçalo Santos

Maria Eliete Santiago

Tema (Eixo 9 – Relações Étnico-Raciais)

Autores

Local/ Mediador

  1. Afrodescendentes e a luta por ser mais através dos estudos de pós-graduação

Auxiliadora Maria Martins da Silva

  1. Sala 16 CE (Bloco novo 1º and)

Auxiliadora Maria Martins da Silva

  1. Educação das relações étnico-raciais “como prática da liberdade”: possibilidades de descolonização dos currículos escolares

Michele Guerreiro Ferreira

Janssen Felipe da Silva

  1. Por entre tramas conceituais: a educação indígena sob a perspectiva freireana

Gisllayne Cristina Araújo Brandão

  1. A telenovela como agente socializador: sua interferência nas relações raciais de crianças no cenário escolar público e privado

Emanuele Cristina S. Nascimento

Waneska Andressa V. de Oliveira

  1. Sala 17 CE (Bloco novo 1º and)

Wênia Lira Colaco

  1. Educação e ações afirmativas: prática educativa na ressignificação e construção de identidades etnicorraciais através da práxis pedagógica no ensino de jovens e adultos.

Julyanna de Oliveira Bezerra

Wênia Lira Colaco

  1. As relações étnico-raciais na perspectiva da educação popular em audiovisual

Michely Peres de Andrade

  1. Sala 18 CE (Bloco novo 1º and)

Michely Peres de Andrade

  1. As relações étnico-raciais na formação inicial do pedagogo(a): um currículo  descolonizado  para uma   educação intercultural

Cláudia Simone Almeida Oliveira

Tema (Eixo 10 – Currículo e Formação de Professores na Educação Básica)

Autores

Local/ Mediador

  1. Avaliação por portfólio: uma abordagem freireana

Rosineide Costa Falcão

  1. Sala 19 CE (Bloco novo 1º and)

Maria Ines Marcondes

  1. O conceito de amorosidade em Freire e a recuperação do sentido de educar

Lizandra Andrade Nascimento

Gilmar Azevedo

Gomercindo Ghiggi

  1. Por que Paulo Freire tornou-se um autor internacional de currículo?

Maria Ines Marcondes

  1. A presença de Paulo Freire na educação inclusiva da escola cabana no período de 1997 a 2004.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Ana D’Arc M. de Azevedo

Tânia Regina Lobato dos Santos

  1. Sala 1 CA (térreo)

Ana D’Arc M. de Azevedo

  1. A educação como prática de liberdade à luz dos atos de currículo multirreferenciais: dialogando com Paulo Freire

Nubia Oliveira da Silva

  1. A formação do alfabetizador popular no programa Salvador Cidade das Letras numa perspectiva de uma comunidade de aprendizagem

Anuska Andreia de Souza Silva

  1. Caravana das boas práticas pedagógicas: desvelando e socializando práticas curriculares emancipatórias

Sofia Cavedon Nunes

Maria José Vasconcelos

  1. Sala 2 CA (térreo)

Sofia Cavedon Nunes

  1. Autonomia curricular na construção do projeto da escola: uma prática de liberdade?

Ângela Cristina Alves Albino

  1. Paulo Freire e a cartografia tátil: subsídios para a formação permanente de educadores inclusivos

Rosa Elena Noal

Sandro de Castro Pitano

  1. Auditório do CE

      Sandro de Castro Pitano

  1. A importância da educação nas questões ambientais: abordagens e reflexões baseadas nas ideias freireanas

Júlia Victoria Casalinho

Sandro de Castro Pitano

  1. Humanização e linguagem: desafios para a educação libertadora a partir das contribuições de Paulo Freire

Edson Fasano

  1. Contribuições da pedagogia freireana à roda de conversa sobre textos literários

Ana Raquel da Rocha Bezerra

  1. Sala 4 CA (1º and)

Renato Correia Ramalho

  1. Parnamirim interdisciplinar: a experiência de 40 horas de formação na percepção de professores e coordenadores

Maria Cilene de Menezes Silva

  1. Vivenciando o estágio supervisionado: o ensino de sociologia numa perspectiva dialógica

Renato Correia Ramalho

  1. Leitura, produção de texto e análise linguística no ensino da língua portuguesa: como trabalhá-los no ensino fundamental por meio do gênero textual poema

Cristiane Lucia da Silva

  1. Sala 5 CA (1º and)

Yvonne Costa Carvalho A. Lima

  1. Ludicidade dialógica no ensino de história

Yvonne Costa Carvalho A. Lima

  1. Como trabalhar criticamente os três eixos linguísticos por meio do gênero textual tirinha no ensino fundamental

Cristiane Lucia da Silva

  1. Paulo Freire e Henry Giroux: diálogos sobre o currículo para a emancipação

Sandra Dias Miranda Soares

  1. Sala 11 CA (1º and) Sandra Dias Miranda Soares

  1. Currículo e formação de professores na perspectiva de Paulo Freire e de Rudolf Steiner um diálogo possível

Ana Carolina Novaes Araujo

Tema (Eixo 10 – Currículo e Formação de Professores na Educação Básica)

Autores

Local/ Mediador

  1. Programa um computador por aluno (PROUCA): formação docente, apropriação sociotécnica e constituição de saberes

Akynara Aglaé R. S. S. Burlamaqui

Maria das Graças P. Coelho Sousa

  1. Sala 6 CA (1º and)

        Romualdo Tavares de

        Oliveira

  1. A formação permanente de educadores na perspectiva freireana: uma análise da política nacional de formação de professores e a formação permanente de educadores no munícipio de João Pessoa.

Taíssa Santos de Lima

Rita de Cássia Cavalcanti Porto

  1. O olhar dos professores de matemática que atuam na EJA sobre a formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação do Estado do Amapá: primeiras aproximações.

Romualdo Tavares de Oliveira

Elenilda Rodrigues da Rocha

  1. Complexo temático: uma abordagem de Freire e Pistrak na formação em rede da Secretaria Municipal de Educação em Bragança-Pará

Rogerio Andrade Maciel

Marcos Renan Freitas de Oliveira

Tatiana de Sousa Silva

  1. Sala 7 CA (1º and)

Tatiana de Sousa Silva

  1. A produção de material didático da EAD na perspectiva de aprendizagem freireana

Maria Dalvaci Bento

  1. Fundamentos do currículo crítico-libertador de Paulo Freire: princípios antropológicos, políticos, éticos e epistemológicos

Valter Martins Giovedi

  1. Uma jornada pelo anúncio através da denúncia: contextualização das falas significativas em escolas municipais de Parnamirim-RN

Ariane Rochelle Mendonça

  1. Sala 8 CA (1º and)

Jaqueline Barbosa Silva

  1. As redes associacionistas e sua função na formação cidadã: do instrumentalismo pedagógico a valorização do sujeito aprendente

Leywison Arthur Carvalho

Jaqueline Barbosa Silva

  1. O currículo em ciclos de aprendizagem: pressupostos freireanos no cotidiano da escola pública.

Denise Regina da Costa Aguiar

  1. Paisagens da EJA em Sapé/PB: a descontextualização social do currículo no chão da escola do campo

Rosalinda Falcão Soares

  1. Sala 9 CA (1º and)

Rosalinda Falcão Soares

  1. A formação inicial para alfabetizadores do programa RN-alfabetizado: gêneses do material didático-pedagógico do Instituto Kennedy

Antonia Zélia de Assis Dantas

  1. A educação ambiental no currículo do curso técnico de mecânica do IFES/Campus Vitória

Mariluza Sartori Deorce

  1. Contradição social e educação infantil: os entraves para a “humanização freireana” a partir da primeira etapa da educação básica

Lucicléia Miranda da Silva

  1. Anfiteatro do CCSA

Alexandre Saul

  1. A contribuição da conscientização freireana para formação do professor de educação básica

Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro

Ricardo Figueiredo Lucena

  1. Mudar é difícil, mas é possível e urgente: construindo uma prática de formação de educadores de EJA

Alexandre Saul

Tema (Eixo 10 – Currículo e Formação de Professores na Educação Básica)

Autores

Local/ Mediador

  1. Um estudo sobre currículo e formação continuada dos professores da Educação Básica de uma Escola Municipal da Cidade do Recife.

Fernanda da Costa Guimarães Carvalho

  1. Sala 10 CA (1º and)

Ligia Wild

  1. Práticas de ensino no curso técnico médio integrado de eletrônica no IFPE

Gildete Rodrigues Santos

Aurino Lima Ferreira

  1. Por uma educação significativa projeto Vi-vendo Várzea

Adelaide Jóia

Ligia Wild

  1. Políticas de formação do/da pedagogo/a: a contribuição de Paulo Freire para formação permanente

Núbia Gomes dos Santos

Daíze Nunes da Silva

Rita de Cássia Cavalcante Porto

  1. Auditório da ADUFEPE

Rita de Cássia Cavalcante Porto

  1. Formação de professores e interculturalidade: conceitos e desafios

Elizama Pereira Messias

  1. O direito à educação e as implicações do currículo crítico libertador.

Adriana Pereira da Silva

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