Informativo

Comemorativo dos 50 Anos da Experiência de Angicos

1. O que é o VIII Colóquio Internacional Paulo Freire?

O Colóquio Internacional Paulo Freire é uma das principais atividades do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e se caracteriza como um instrumento do diálogo entre a gênese do pensamento de Paulo Freire e sua atualidade, expressa por meio das produções de seus integrantes. Os Colóquios têm se constituído em um espaço privilegiado de troca de experiências, de apresentação de resultados e processos de estudos e pesquisas com referencial no pensamento freireano, que propiciam a construção de novos conhecimentos e saberes. Está em sua oitava edição, tendo como tema a Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire. O VIII Colóquio integra o Programa de Atividades Comemorativas dos 50 anos da Experiência de Angicos proposto pelo MEC, por ter sido a primeira experiência de alfabetização de adultos, pública e de grande alcance, baseada nas ideias e ideais de Paulo Freire e por ele realizada.

2. Quando e onde acontecerá?

Data: 19 a 21 de Setembro de 2013
Local: Campus da UFPE/Recife/Pernambuco – BRASIL
Vagas limitadas: 1.200

3. Quem poderá participar do Colóquio?

Estudiosos do pensamento freireano, educadores de vários níveis, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, acadêmicos, participantes dos movimentos sociais e estudantes da graduação e pós-graduação, enfim qualquer pessoa interessada em educação e nas ideias de Paulo Freire A participação exige inscrição no evento, via site do VIII Colóquio.

4. Quem poderá apresentar trabalho no colóquio?

Qualquer participante poderá inscrever e apresentar trabalho no Colóquio. Serão acolhidas proposições de trabalhos dos diversos campos dos saberes e de atuação, inspirados no tema e nos eixos definidos para o Colóquio, com explícita remissão ao horizonte freireano. O participante deverá submeter um resumo estendido do seu trabalho à Comissão Científica do Colóquio. Se for aprovado, ele deverá encaminhar o texto completo, que será publicado nos Anais do Colóquio.

Saiba mais sobre as normas de envio de resumos e trabalhos.

A participação em Mesa de Diálogo e Sessão de Comunicação Oral será realizada em sessões simultâneas. Exige a apresentação de resumo estendido, que deverá estar vinculado a um dos eixos temáticos e ser submetido à aprovação da Comissão Científica do VIII Colóquio. Cada participante pode inscrever 01 (um) trabalho como autor e 01 (um) em co-autoria, totalizando o máximo de 02 (dois) trabalhos inscritos no Evento. Nos trabalhos de Comunicação Oral podem ter até três autores, sendo 01 autor e 02 coautores.

A inclusão de trabalho no VIII Colóquio exige a inscrição dos (as) autores (as) e coautores (as) no Evento.

A certificação dos autores e coautores dos trabalhos será entregue mediante comprovação da inscrição e apresentação do trabalho.

5. Que tema e eixos nortearão o VIII Colóquio?

O VIII Colóquio com o tema: “Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire” tem 10 eixos. O participante deverá escolher o eixo que corresponde ao seu trabalho. Este deve estar referenciado nas ideias de Paulo Freire.

(1) Educação e Cultura
(2) Educação Popular e Movimentos Sociais
(3) Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo
(4) Educação e Trabalho
(5) Educação e Sustentabilidade
(6) Direitos Humanos e Cultura da Paz
(7) Formação docente e Ensino Superior
(8) Relações de Gênero e Sexualidade
(9) Relações Étnico-Raciais
(10) Currículo e Formação de Professores na Educação Básica.

Os Eixos Temáticos abrem espaços para reflexões, questionamentos e proposições com referencial freireano. Permitem a abordagem de diversos subtemas numa perspectiva de transversalidade e de interdisciplinaridade. Implicam o incentivo à pesquisa, o trabalho acadêmico e o dedicado à produção de conhecimentos e saberes populares.

6. Como está estruturado o VIII Colóquio?

Dia 19/9/2013

9h às 17 h

Credenciamento

17h30

Abertura e Conferência

19h

Atividade Cultural

Dia 20/9/2013

8h às 12h

Mesas de Diálogo

13h às 19h

Círculos de Cultura

19h30

Lançamento de livros e revistas 

Dia 21/9/2013

8h às 12h

Comunicações Orais

12h30 às 16h30

Sessão de Homenagens e Memórias

17h

Encerramento

As atividades contempladas são:

  • Conferência pronunciada por profissional convidado pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas.
  • Mesas de Diálogo a convite da Comissão Organizadora e propostas por iniciativa dos interessados.
  • Comunicações Orais referentes à apresentação de estudos e pesquisas, propostas pelos interessados.
  • Círculos de Cultura com os mesmos temas dos eixos propostos, expressando vivências de educação como prática da liberdade.
  • Sessão de Memória e Homenagem – Resgate de momentos e atividades significativas da contribuição de Paulo Freire, notadamente da Experiência de Angicos.
  • Mesa de Diálogo e Sessão de Comunicação Oral será realizada em sessões simultâneas.

A programação completa ou quaisquer alterações serão publicadas na seção programação deste site.

7. Como serão organizadas as mesas de diálogo?

Mesa de Diálogo – terá 01 (um) mediador e 02 (dois) ou 03 (três) expositores, definidos os papéis pela Comissão Organizadora, quando a Mesa for proposta pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e pelos participantes, quando for proposta pelos interessados. Os participantes deverão apresentar, no ato da inscrição, o Eixo Temático, o título, a ementa da Mesa, os textos das falas e indicar se o texto é coletivo ou individual.

Ao mediador, dispondo de 05 (cinco) minutos para abrir a sessão e de 05 (cinco) para encerrá-la, caberá dirigir os trabalhos e apresentar um relatório à Secretaria do VIII Colóquio, no final da sessão. A cada expositor das Mesas de Diálogo serão dados até 20 (vinte) minutos para apresentação de suas contribuições. Serão reservados 50 (cinquenta) minutos para os debates.

Cada sessão totaliza 02 horas de trabalho. O Número de Sessões de Mesas de Diálogo dependerá do número de trabalhos inscritos para esse formato. Serão realizadas no dia 20 de setembro no horário de 8h às 12h30min. Os trabalhos apresentados nas Mesas serão publicados nos Anais do Colóquio.

8. Como serão organizadas as comunicações orais?

Comunicações Orais – agrupadas pela Comissão Organizadora, em até 3 trabalhos por sessão, sob a mediação de um participante do Colóquio, indicado antecipadamente pela Comissão Organizadora. O Número de Sessões de Comunicações Orais dependerá do número de trabalhos inscritos.

O mediador disporá de 05 (cinco) minutos para abrir e 05 (cinco) para encerrar a sessão, caberá dirigir os trabalhos e apresentar um relatório à Secretaria do VIII Colóquio, no final da sessão. Cada expositor terá até 20 (vinte) minutos para apresentação de suas contribuições, devendo ser reservados 50 (cinquenta) minutos para os debates.

Cada sessão totaliza 02 horas de trabalho. As sessões serão realizadas no dia 21 de Setembro no horário das 08h às 12h. Somente as Comunicações apresentadas serão publicadas nos Anais do Colóquio.

9. Como serão organizados os círculos de cultura?

Círculos de Cultura – Inspirado na ideia pedagógica freireana é entendido como um espaço de trabalho em diálogo que possibilite a construção coletiva do conhecimento. Serão realizados Círculos de Cultura, correspondendo aos eixos temáticos, devendo, cada participante, selecionar 03 opções, por ordem de prioridade, no momento de sua inscrição. Os trabalhos produzidos nos Círculos de Cultura serão publicados nos Anais do Colóquio.

Os Círculos de Cultura abordarão o tema Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire através dos eixos temáticos do Colóquio.

Os Círculos de Cultura serão realizados no dia 20 de Setembro de 13h30 às 17h e a sistematização no horário das 17h30min às 19h30min.

No ato de inscrição, o participante deverá indicar 03 (três) opções de Eixos Temáticos, por ordem de preferência.

Os Círculos de Cultura terão:

  • 04 (quatro) horas para o diálogo e 02 (duas) horas para a sistematização e apresentação das ideias discutidas.
  • Um coordenador e 02 (dois) sistematizadores.
  • No mínimo 20 e no máximo 50 participantes, seguindo a ordem de inscrição.

10. O que se compreende por sessão de memória e homenagens?

Essa Sessão aglutinará vivências que os indivíduos ou grupos tiveram com Paulo Freire e o olhar desses sujeitos quanto ao processo e a repercussão da presença de Freire na construção da História da Educação. Incluirão também homenagens a personalidades que o VIII Colóquio reverencia: dez anos sem a presença de Paulo Rosas e cinquenta anos da Experiência de Angicos.

11. Qual o idioma oficial para inscrição de trabalhos?

O idioma oficial do VIII Colóquio é o português, sendo admitidos trabalhos em inglês, espanhol ou francês.

12. Quais os prazos para submissão de trabalhos?

Os trabalhos (Mesas de Diálogo e Comunicações Orais) serão recebidos apenas via internet (end. eletrônico) até o dia 21 julho de 2013 (prazo prorrogado), em formato resumo estendido, anexados à Ficha de Inscrição para análise da Comissão Científica. Os resultados serão divulgados até 25 de julho.

Os textos completos dos resumos selecionados deverão ser encaminhados via internet até 20 de agosto.

Mantenha-se informado sobre as datas do evento.

13. Quais são as normas para submissão do resumo estendido?

O resumo estendido deverá ser digitado em 02 (duas) laudas, em Editor de Texto Word for Windows; fonte Times New Roman; letra tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,0 (simples).
Elementos pré-textuais – título e subtítulo (devem figurar na página de abertura do resumo estendido, separados por dois pontos (:), se houver subtítulo e na língua do texto. Ambos devem figurar centralizados e em maiúsculo, com tamanho 12 e fonte Times New Roman); – nome dos autores (autor e coautor – Os nome(s) do(s) autor(es), deve(m) figurar alinhados à direita, com tamanho 12 e fonte Times New Roman); instituição; titulação; endereço eletrônico dos autores (devem ser identificados após o nome dos autores, em nota de rodapé, indicado por algarismo arábico na página de abertura. Deve figurar em tamanho 10 e fonte Times New Roman, texto justificado).

O resumo estendido deve descrever uma visão geral sobre o tema evidenciando sua relação com VIII Colóquio. Em caso de pesquisa explicitar objetivos, metodologia, resultados do trabalho e referências. As citações e configuração de página seguirão as recomendações da ABNT ou APA.

14. Quais são as normas para submissão de trabalho completo?

O trabalho completo deverá ser digitado em 12 (doze) a 20 (vinte) laudas (incluindo as referências), em Editor de Texto Word for Windows; fonte Times New Roman; letra tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; paginado à margem direita e superior, em formato arábico.

Elementos pré-textuais – título e subtítulo (devem figurar na página de abertura do resumo estendido, separados por dois pontos (:), se houver subtítulo e na língua do texto. Ambos devem figurar centralizados e em maiúsculo, com tamanho 12 e fonte Times New Roman). Os nomes dos autores (autor e coautor – deve(m) figurar alinhados à direita, com tamanho 12 e fonte Times New Roman); instituição; titulação; endereço eletrônico dos autores (devem ser identificados após o nome dos autores, em nota de rodapé, indicado por algarismo arábico na página de abertura. Deve figurar em tamanho 10 e fonte Times New Roman, texto justificado); Resumo (elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases objetivas, com 150 (cento e cinquenta) a 250 (duzentos e cinquenta) palavras, seguido por 03 (três) palavras-chave.

Elementos textuais – Introdução (parte inicial do texto onde deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos e procedimentos metodológicos, considerações); desenvolvimento (parte principal do texto expondo, de forma ordenada e pormenorizada, o assunto tratado. Pode ser expresso em seções e subseções, conforme normas de orientação textual da ABNT ou APA); considerações (parte final do texto apresentando as conclusões do estudo). Deve figurar em espaçamento 1,5, justificado, com tamanho 12 e fonte Times New Roman.
Elementos pós-textuais – referências (conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de publicações com o propósito de identificação da autoria. As referências devem ficar alinhadas à esquerda, com espaçamento simples entre elas e figurar em ordem alfabética, separadas por espaço de 1,5).

15. Como fazer a inscrição dos participantes provenientes de secretarias ou empresas?

O Centro Paulo Freire, através da funcionária Maria Hilda Siqueira fará o cadastramento da Secretaria/Empresa.
A Secretaria/Empresa indicará um representante que se responsabilizará pelo cadastramento e inscrição dos seus participantes, conforme orientações recebidas do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas.

A inscrição será realizada exclusivamente via internet, pelo sistema de gestão de eventos do Centro Paulo Freire.

Os participantes provenientes de Secretaria serão inscritos de acordo com convênio assinado entre essa Secretaria e o Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas.

O valor da inscrição do participante proveniente de Secretaria é o mesmo cobrado ao associado do Centro, desde que haja, pelo menos 10 inscrições.

O pagamento do participante proveniente de Secretaria observará as regras de empenho e deverá ser efetuado até 30 de julho de 2013. A ausência de empenho até essa data significa cancelamento de inscrição.

Se algum participante for apresentar trabalho, deverá observar as instruções contidas nas orientações de inscrição. Deverá enviar o resumo estendido do trabalho que pretende apresentar, até 30 de junho de 2013. Caso o trabalho seja aceito, o participante deverá, então, enviar o trabalho completo, até 30 de julho de 2013.

16. Qual o valor da inscrição? Como pagar?

Datas e preços

PERÍODO

ASSOCIADOS R$

NÃO ASSOCIADOS R$

ESTUDANTES R$

Pós-Graduação

Graduação

Até 21/07/2013

200,00*

300,00

200,00

80,00

Até 10/09/2013

260,00*

360,00

320,00

120,00

O pagamento da inscrição será realizado através do Paypal, ao final do processo de inscrição. Este sistema de pagamento eletrônico é completamente seguro e permite as opções de débito em conta ou cartão de crédito.

17. Como ocorrerá a certificação dos participantes?

Todo participante do VIII Colóquio receberá certificado de participação. Os autores e coautores dos trabalhos receberão certificado de apresentação de trabalho, desde que efetivamente o autor ou o co-autor o apresente. Todo trabalho inscrito integrará os Anais do VIII Colóquio e será publicado em via digital, com ISBN.

18. Como serão os anais do colóquio?

Os trabalhos completos serão publicados nos Anais do Colóquio, com ISBN. Os Anais do Colóquio serão apresentados no site do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas (www.paulofreire.org.br) e entregues em CD-ROM para cada participante.

19. O que é Ágora?

Durante o VIII Colóquio funcionará um espaço, chamado ÁGORA, que a exemplo da Ágora grega, funcionará no terreno onde será construída a sede do Centro Paulo freire – Estudos e Pesquisas. Objetiva ser ponto de encontro, discussão, divertimento, lançamento, exposição e venda de livros, de artesanato, de obras de arte, de alimentação e de apresentação de artistas e grupos artísticos.

20. Como ocorrerá o lançamento de livros?

Os participantes do VIII Colóquio poderão submeter à Comissão Organizadora do Colóquio o lançamento de livros e/ou revistas de sua autoria ou da sua Instituição, observadas as regras específicas para a atividade.

Universidade Federal de Pernambuco UFPE - Pró-reitoria de Extensão - PROEXT Brasil - País rico é país sem probeza Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Universidade de Pernambuco - UPE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Pernambuco - IFPE Faculdade de Ciências Humans de Olinda - FACHO Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru  - FAFICA Faculdade Santa Catarina União dos Conselhos Municipais de Educação
União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural- UNIDERC Serviço Nacional da Indústria - SESI Prefeitura Municipal de Recife Secretaria de Educação - Governo de Pernambuco
Prefeitura Municipal de Caruaru Prefeitura Municipal de Olinda Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos - Pernambuco unesco
Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes catedra-paulofreire-ufpe Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
logoFD fidelize eventos wendel barman
chopperia arriégua pizzaria pai de égua