Apresentação

Sobre o Colóquio

centropaulofreireO Colóquio Internacional Paulo Freire é uma das principais atividades do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e se caracteriza como um instrumento do diálogo entre a gênese do pensamento freireano e sua atualidade, expressa por meio das produções de seus integrantes. Está em sua oitava edição, tendo como tema a Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire.

A história dos Colóquios se confunde com a história do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas. Sua primeira edição, em 1998, ocorreu no mesmo ano da implantação do Centro. Contou com a presença de estudiosos do pensamento freireano, educadores de vários níveis, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, acadêmicos, participantes dos movimentos sociais e estudantes da graduação. Esta diversificação de público se manteve nas edições subsequentes, mesmo com crescente número de participantes, valendo destacar que os três últimos Colóquios contaram com mais de 1.500 inscritos e mais de 500 trabalhos apresentados.

A Comissão Organizadora do VIII Colóquio definiu o quantitativo de 1200 inscrições para o evento. Estima-se receber inscrições da América Latina, da África e da Europa e manter a diversificação.

Dessa forma, os Colóquios têm se constituído em um espaço privilegiado de troca de experiências, de apresentação de resultados e processos de estudos e pesquisas com referencial no pensamento de Paulo Freire, que propiciam a construção de novos conhecimentos e saberes. É um evento que tem contado com diversos parceiros na sua realização, entre outros o Ministério da Educação, o Governo do Estado de Pernambuco, Prefeituras Municipais do Brasil, a Universidade Federal de Pernambuco e Instituições de Ensino Superior, o SESI e a CHESF.

Considerando ser 2013 comemorativo dos 50 anos da Experiência de Angicos, relevante atividade de alfabetização de adultos, como concebida pelo educador Paulo Freire, o VIII Colóquio inscreve-se como uma das atividades das comemorações a ser realizada no campus da UFPE, no período de 19 a 21 de Setembro de 2013.

O tema está desdobrado em eixos que nortearão os trabalhos e a discussão no Colóquio. Diversidade de estudos e experiências é o que se aguarda como objeto das mesas de diálogos, das comunicações orais, dos círculos de cultura e das sessões de memória. Serão acolhidas proposições de trabalhos dos diversos campos dos saberes e de atuação, inspirados no tema e eixos definidos, desde que com a explícita remissão ao horizonte freireano.

O VIII Colóquio, com o tema: Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire”, tem como eixos:

(1) Educação e Cultura
(2) Educação Popular e Movimentos Sociais
(3) Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo
(4) Educação e Trabalho
(5) Educação e Sustentabilidade
(6) Direitos Humanos e Cultura da Paz
(7) Formação docente e Ensino Superior
(8) Relações de Gênero e Sexualidade
(9) Relações Étnico-Raciais
(10) Currículo e Formação de Professores na Educação Básica

Os Eixos Temáticos abrem espaços para reflexões, questionamentos e proposições com referencial freireano. Permitem a abordagem de diversos subtemas numa perspectiva de transversalidade e de interdisciplinaridade. Implicam o incentivo à pesquisa, o trabalho acadêmico e o dedicado à produção de conhecimentos e saberes populares.

Universidade Federal de Pernambuco UFPE - Pró-reitoria de Extensão - PROEXT Brasil - País rico é país sem probeza Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Universidade de Pernambuco - UPE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Pernambuco - IFPE Faculdade de Ciências Humans de Olinda - FACHO Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru  - FAFICA Faculdade Santa Catarina União dos Conselhos Municipais de Educação
União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural- UNIDERC Serviço Nacional da Indústria - SESI Prefeitura Municipal de Recife Secretaria de Educação - Governo de Pernambuco
Prefeitura Municipal de Caruaru Prefeitura Municipal de Olinda Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos - Pernambuco unesco
Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes catedra-paulofreire-ufpe Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
logoFD fidelize eventos wendel barman
chopperia arriégua pizzaria pai de égua